terça-feira, 14 de outubro de 2008

"Relações perigosas" - Choderlos de Laclos

Um romance diferente em sua construção. Trata-se de uma reunião de cartas, cronologicamente encaixadas, que dá sentido ao texto, revelando os personagens, as armadilhas, os pensamentos velados, os interesses, vingança, sentimentos nobres e outros não tanto.
O Visconde de Valmont e a Marquesa de Merteuil são os personagens que traçam a teia da intriga, construindo um cenário em benefício próprio, seus prazeres e manipulações de condutas humanas, sendo responsáveis pelo destino dos demais que se afiguram no romance.
Fala da ingenuidade construída pela educação severa obtida em conventos, da expiação pela culpa, da entrega à paixão sem limites, da crueza do espírito humano em seu egoísmo.
A paixão que o Visconde de Valmont simula para seduzir a Presidenta de Tourvel; a situação criada pela Marquesa de Merteuil para vingar-se de seu amante, tirando a ingenuidade de sua esposa prometida, a ingênua Cécile Volanges; a sedução pela sedução, além da infidelidade e devassidão de uma sociedade da época, corrompida pela embriaguez da luxúria, na França, prestes à eclosão da Revolução Francesa...
Um livro que nos deixa um pensamento em que o maquiavelismo pode ser encontrado em qualquer lugar, em qualquer humano, disfarçado, escondido e, talvez, nunca seja percebido.
Pela Marquesa de Merteuil, Laclos nos mostra como se construiu o espírito da personagem de forma magnânima, com estudos, observações, auto-disciplina.
Vale a pena conferir o romance.

Frases:
"A razão, já tão insuficiente para prevenir as nossas infelicidades, ainda mais o é para nos consolar delas"

"O amor é, como a medicina, apenas a arte de ajudar a Natureza"

"
[A] miséria adquire valor na medida das privações que experimentamos. São as migalhas de pão caídas da mesa do rico: este as despreza, mas o pobre as recolhe avidamente e dela se nutre "


Nenhum comentário: