domingo, 14 de dezembro de 2008

"O pobre homem rico" - Irwin Shaw

A saga da família Jordache, construída a partir de Axel Jordache, alemão que mudou-se para os EUA, depois de ser ferido da guerra e Mary, menina criada em um orfanato de freiras, sem conhecimento de quem seriam os seus pais verdadeiros. Os filhos Gretchen, Rudolph e Thomas, frutos de uma união instável, formam-se perdidos em seus mundos, soltos, sem referência de lar ou amor fraternal e familiar.
Todas as expectativas dos pais concentraram-se em
Rudolph, o filho que, segundo eles, daria o sucesso e a alegria que esperavam. Com essa especial atenção, o personagem ambicioso, vaidoso, mesmo contido em suas emoções e atitudes, estrutura-se e se auto-constrói para agradar e bem apresentar-se e, com isso, conseguir seu milhão almejado.
Gretchen, percebendo que com sua beleza poderia ser capaz de conseguir uma vida melhor, sede à febre das tentações, entregando-se ao milionário Teddy Boylan, personagem que tem um papel fundamental na trama, até quase seu final. Com Boylan, dá-se início a formação intelectual e personalidade de Gretchen.
Thomas, entregue a si próprio, tem apenas seus punhos, a tendência às brigas, o prazer que sente com elas, mostra a capacidade de mudança que pode-se conseguir, aprendendo com as próprias experiências e misérias que vive.
A trama dos
Jordache passa-se entre 1945 e 1968, mostrando um retrato político da época da II Grande Guerra, e seu pós. Os caminhos que percorrem cada personagem, num livro que nos dá uma deliciosa leitura com estrutura descritiva de lugares bem feita, época e perfis psicológicos bem trabalhados, mostra-nos que as escolhas que fazemos traçam os rumos serão dados e que sem sempre as escolhas mais fáceis podem ser as certas.
Vemos, nesse trilhar dos Jordache, o alcoolismo, carência, revolta, solidão, ganância, ambição, traição, amores perdidos, perdão, luxúria...
Boa dica de leitura, para alguém que procura um livro-novela, bem escrito de fácil entendimento.
O livro foi adaptado para um seriado televisivo na década de 70.
Shaw dá continuidade à saga dos Jordache em "A vida segue".


Link para download: não encontrado.

Um comentário:

Pê Sousa disse...

Esse livro marcou profundamente minha vida de leitor. Tanto que até hoje o procuro, para poder adquiri-lo. Uma história vibrante, cheia de contratempos, erros e acertos e, por isso mesmo, tão parecido com o que entendemos ser a "vida".

Posto em ABUSCADEMIMMESMO.WORDPRESS.COM e ABUSCADEMIMMESMO.BLOGSPOT.COM