quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

"O Amanuense Belmiro", de Cyro dos Anjos


O "Amanuense Belmiro", de Cyro dos Anjos, é um romance escrito em primeira pessoa, estruturado como um diário. É do tipo reflexivo, auto-consciente, revelando a introversão de um homem. Trata-se da história de um homem tolhido pelo excesso de vida interior numa profissão burocrática. Belmiro Borba, personagem central, chegou aos 40 anos sentindo que nada fez de apreciável até aquele momento. Relembra sua infância e adolescência, buscando encontrar-se. Vive um cotidiano vazio e sem sentido para ele e escreve em um diário seus sentimentos, em busca de uma ponte entre a realidade e o sonho. Belmiro é um homem tímido e sonhador, ao mesmo tempo dotado de grande capacidade de observar a si e aos outros. Ele apaixona-se por Jandira, mas guarda para si o segredo por medo de confessar seus sentimentos. Assim, a sua acomodação com a vida faz dele um mero observador. Parece que a sua vida só passa a fazer sentido quando ele começa a escrever seu diário.

"No momento preciso em que certos quadros se desdobram aos nossos olhos, quase sempre não lhe percebemos a intensidade lírica, nem lhe apreendemos a intensidade rica de poesia. Nosso olhar circula vago e às vezes quase indiferente. Mais tarde é que, através da memória vamos com os olhos da alma penetrar no âmago daquelas paisagens extraordinárias. Quanto o incosnciente é fino, sutil, receptivo, nos seus trabalhos subterrâneos!"

"Já não tenho com quem conversar, e isso é grave para uma pessoa que foge de conversar consigo mesma"

"Na verdade, no centro do nosso espírito, as recordações se transformam em romance, e os fatos, logo consumados, ganham outro contorno, são acrescidos de mil acessórios que lhes atribuímos, passam a desenrolar-se num plano especial, sempre que os evocamos, tornando-se, enfim, romance, cada vez mais romance. Romance trágico, bufo, ou sem nenhum sentido, conforme cada um de nós, monstros imaginativos, é trágico, é cômico ou absurdo."

Um comentário:

Unknown disse...

o livro é muito bom msmo amei