quinta-feira, 23 de abril de 2009

O homem é a única criatura que precisa ser educada


“O homem é a única criatura que precisa ser educada” é uma frase de Immanuel Kant (1724-1804), um dos grandes pensadores do Iluminismo.

O Homem não se define como tal no próprio ato de seu nascimento, pois nasce apenas como criatura biológica que precisa se transformar, se recriar como Ser Humano. Ao nascer, esse ser não se encontra preparado para se orientar no processo de sua própria existência. É ainda Kant quem reafirma que "o homem não pode se tornar homem senão pela educação".

Portanto, a formação humana resulta de um ato intencional, que transforma a criatura biológica em um novo ser, um ser de cultura. Esse ato denomina-se Educação.

Mas educar não é somente isso. É também "acionar os meios intelectuais de cada educando para que ele seja capaz de assumir o pleno uso de suas potencialidades físicas, intelectuais e morais para conduzir a continuidade de sua própria formação. Esta é uma das condições para que ele se construa como sujeito livre e independente".

A Educação possibilita a cada indivíduo adquirir a capacidade de auto-conduzir seu próprio processo formativo.

[RODRIGUES, N. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educ. Soc. 22 (76): 232-257, 2001]

2 comentários:

Carlos Pires disse...

Uma das mais célebres afirmações de Kant ajuda a compreender como é que ele considerava que devia ser a educação:
Não se deve apenas ensinar pensamentos, mas sim ensinar a pensar.

Littera disse...

Nós complementaríamos a idéia com Galileu: "A um homem nada se pode ensinar. Tudo o que podemos fazer é ajudá-lo a encontrar as coisas dentro de si mesmos." (Galileu Galilei)