domingo, 4 de maio de 2008

"De Profundis" - Oscar Wilde

Trata-se de uma carta verídica escrita por Oscar Wilde, enquanto esteve preso por acusação de cometer atos imorais, para o amigo Sir Alfred Douglas, este referido em sua biografia como seu amante.
Por se tratar de um escrito que não teve revisões por parte do autor, o documento (vou tratar a obra assim), dá-nos maior paixão de leitura, sabendo-o verídico e completo.
Para escrevê-lo, Wilde recebia uma folha de papel por vez e usava letras miúdas para que pudesse ter mais espaço de escrita (segundo a introdução do livro, escrita pelo filho do autor).
Enfim, no documento, Wilde acusa o amigo pela situação de prisão, falência financeira e moral em que se encontrava. Descreve a amizade, momentos passados juntos, os insultos, as perseguições do pai de Alfred Douglas e do próprio amigo.
Trata-se de um relato de amizade, amor, arrependimento, aprendizado e sofrimento.
A genialidade da obra é tanta que emociona, com coerência de pensamento, idéias claras e profundamente doloroso. Por vezes, lendo, percebemos a paixão com que é escrito, outras vezes vemos a raiva, a compaixão, um livro mágico, poético, apaixonante... Enfim, algo De Profundis.

Frases:

"O verdadeiro tolo, de quem os deuses zombam e a quem tentam destruir, é aquele que não conhece a si próprio"

"O sofrimento é o nosso meio de vida porque é o único meio através do qual temos consciência de existir, a lembrança dos sofrimentos passados nos é necessária como um testemunho, uma prova de que continuamos a manter a nossa identidade"

"Os erros mais terríveis da vida do homem não acontecem porque ele é um ser irracional - um momento de irracionalidade pode tornar-se o mais belo momento da vida -, mas porque ele é um ser lógico"

"Os pecados da carne não têm nenhuma importância: só os pecados da alma são vergonhosos. São enfermidades cuja cura - se é que devam ser curados - cabe aos médicos"

"As coisas mais importantes da vida são exatamente aquilo que parecem ser e por essa razão, embora talvez isso lhe pareça estranho, são muito difíceis de interpretar. Mas as pequenas coisas são símbolos e é através delas que recebemos mais facilmente as lições mais amargas"

"Lamentar as experiências vividas é uma forma de impedir o próprio desenvolvimento. Negá-las é colocar uma mentira nos lábios da própria vida. É nem mais nem menos do que a negação da alma."


"Não há verdade que se compare ao sofrimento. Há momentos em que esta me parece ser a única verdade. Outras coisas podem ser ilusões dos olhos ou do apetite, feitas para cegar um e saciar o outro, mas é o sofrimento que tem construído os mundos, há sempre dor no nascimento de uma criança ou de uma estrela."


"Em cada instante da nossa vida, somos sempre tanto aquilo que iremos ser quanto aquilo que já fomos"


Teria muitas outras passagens para postar, mas o espaço aqui, assim como o tempo que corre, tem de ser medido e bem calculado.

Boa leitura!

Download: (Click no nome->) De profundis - Oscar Wilde

Nenhum comentário: