sexta-feira, 9 de maio de 2008

"Rumo ao Farol", de Virgínia Woolf

A história começa com a família Ramsay e amigos de férias numa ilha da Escócia durante a Primeira Guerra Mundial. A família recebe alguns convidados em sua casa de praia. Nesta fase, que acontece antes da guerra, vive-se uma atmosfera de felicidade ingênua na família. A Sra. Ramsey é o centro das atenções e a protagonista principal. Anos depois, os sobreviventes se encontram no mesmo lugar, e rememoram aquele momento. Aí se misturam questões banais, como o passeio de barco a um farol próximo, com os fatos traumáticos da Guerra.
O casal Ramsay é caracterizado como uma mulher mandona e radiante e um marido egoísta. No início, já se descrevem as diferenças entre Mr. e Mrs. Ramsay. A primeira frase do livro "É claro que amanhã fará um dia bonito", dito pela mãe, é logo contrariada pela do pai, "Mas o dia não ficará bom". Estas diferenças persistem durante a narrativa, e mesmo quando Mrs. Ramsay já está morta. Esta é a última parte do romance, que ocorre dez anos depois, quando ocorre o passeio de até a ilha do farol com os remanescentes da família em um clima melancólico.

"As mulheres, durante séculos, serviram de espelho aos homens por possuírem o poder mágico e delicioso de refletirem uma imagem do homem duas vezes maior que o natural"

"(...) eu perdi amigos, alguns para a morte... outros pela incapacidade de atravessar a rua"

"A vida é como um sonho; é o acordar que nos mata"

Nenhum comentário: