Um espaço para leitores compulsivos, diletantes, apaixonados, atrevidos, viajantes...
Parafraseando Jorge Luis Borges, sempre imaginamos que o paraíso fosse uma espécie de livraria. E não é?!
domingo, 27 de abril de 2008
"Ratos e homens" - John Steinbeck
George e Lennie: um esperto, vigilante, astuto; outro com mente infantil, grande em sua estatura, possui enorme força física. Não possuem ninguém, além de um ao outro, unidos pela amizade. Lennie, na sua carência de criança, apega-se a ratos como a homens, mostrando que a importância, numa mente menos desenvolvida, o quadrúpede e o homem são semelhantes. Em personagens paralelos, revela a amizade de um velho e seu cão, que é levado a ser sacrificado pela idade; o preconceito racial e diferenças de classes sociais. Ambos, George e Lennie, trabalham em troca de comida e um lugar para ficar, sendo levados pelo sonho alimentado por George em Lennie de possuir uma propriedade rural. Retrato da sociedade americana na década de 30, é um livro de fácil leitura, tanto que o indicaria para um adolescente com sede de ler, pequeno (145 pág), emociona ao final.
Este é um diário construído a quatro mãos. Assumimos, nesse contexto, o perfil do "leitor"... Na teoria literária, diz-se que o leitor é uma das entidades da história. É função do leitor entender e interpretar a história do autor. Em inglês, para delimitar esta distinção, o autor é referido por "he" e o leitor por "she". Portanto, somos "she".
Por que o leitor não pode escrever sobre literatura? Assumindo o papel de "blogantes", aderimos a esse jeito novo de expressão. Assim, criamos este "Diário Literal" para compartilhar impressões de leitura. Este espaço é do leitor. Littera & Littera.
Diário Literal
Este espaço será dedicado à leitura. Não é leitura de especialistas, literatos, escritores, críticos literários, mas de leitores comuns, amantes da literatura. Somos, na leitura da imagem projetada pelo escritor na página impressa, apenas contempladores... Para nós, ler é muito mais que a decodificação de signos. É um movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si, e isso se adquire quando saimos do simplismo da decodificação para a reelaboração dos textos que possibilitam também expressar nossa percepção do mundo, através do que nos passaram os autores. Faremos essa "decodificação" e "reelaboração" como se fossem resenhas dos livros que lemos, frases que consideramos verdadeiras "pérolas", impressões tão subjetivas que necessitam ser registradas para ganhar uma espécie de concretude. Dessa necessidade de compartilhar idéias nasceu este blog. Este será, enfim, um relato de bordo das viagens que fizemos em nossas leituras. E as que ainda faremos. Sejam bem-vindos ao nossoDiário Literal!
Livro Lido = Comunidade Revitalizada
-
Tem navegador que planta uma árvore cada vez que você usá-o como buscador;
Tem cartão de crédito que te dá um ponto por cada dólar gasto;
E aqui cada liv...
Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex
-
Ao longo da minha vida li milhares de livros, sendo que um dos meus temas
predilectos é História, ou seja, livros que analisam diferentes épocas da
H...
-
Um Moinho De Vento Sobre A Colina...
É talvez por onde andei,
O nobre gesto desavisado:
Da insensatez e embriaguez
À nostalgia a vencer a realidade;
Era o ...
Há 13 anos
Eu sou eu e meus livros
"O livro me faz. Eu sou eu e meus livros" (José Luiz Goldfarb)
Mário Quintana
Momento de leitura
Cecília Meireles
"Renova-te. Renasce em ti mesmo. Multiplica os teus olhos para verem mais." (Cecília Meireles)
Creio que uma forma de felicidade é a leitura. (Jorge Luis Borges)
Arte e Ciência
“A emoção mais bela e mais profunda que o homem pode viver é a do mistério. A sensação do mistério se encontra na raiz dos fundamentos da Arte e da Ciência.” (Albert Einstein)
Katherine Mansfield
"O prazer de toda leitura é redobrado quando se vive com alguém que compartilha os mesmos livros"
O indisciplinador de almas
"As figuras imaginárias têm mais relevo e verdade que as reais." (Fernando Pessoa)
"A literatura não permite caminhar, mas permite respirar." (Roland Barthes)
Mário Quintana
"A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas"
"A leitura, esse êxtase incorpóreo, é tão semelhante a um transe que nos faz sentir livres do ego" (Susan Sontag)
"É fácil dizer-se que não é um grande livro. Mas que qualidade lhe faltará? Talvez a de nada acrescentar à nossa visão de vida" (Virgínia Woolf)
"Que se há de fazer com a verdade de que todo mundo é um pouco triste e um pouco só" (Clarice Lispector)
A Leitora
La Lectrice (Óleo de Jean-Honoré Fragonard, 1770-1772)
Emily Dickinson
"Nave melhor do que um livro, para viajar longe, não há." (Emily Dickinson)
[...] "A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso." (Fernando Pessoa)
Hemingway
"Todos os bons livros se parecem: são mais reais do que se tivessem acontecido de verdade." (Ernest Hemingway)
Escrever é lembrar-se. Mas ler é também lembrar-se.
"Nunca viajo sem o meu diário. É preciso ter sempre algo extraordinário para ler no comboio." (Oscar Wilde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário