quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"Esaú e Jacó" - Machado de Assis

Bem ao estilo de Machado de Assis, como se conversasse com o leitor, o livro trata de irmãos gêmeos, Pedro e Paulo Santos, filho de Natividade e Agostinho, tiveram seu futuro previsto por uma cabocla conhecida como detentora de poderes de adivinhar o futuro. Para os gêmeos, disse "cousas futuras", grandiosas; sobre o passado, que eles brigaram no útero da mãe.
As diferenças de personalidade, gostos, competições, foram presentes em todo o decorrer da trama, desde opiniões políticas até a concorrência pelo amor de uma única moça, Flora.
Época de Proclamação da República, também é um retrato de época, quando trata de relatos de opiniões, poderes políticos, abolição da escravatura. Todos emblemados nos discursos dos personagens. Entre eles, Aires, amigo da família, figura que alinhava como coadjuvante, mas que possui papel preponderante no livro, pois é dada a ele os relatos escritos, como se fossem achados em cadernos os registros que seguem o romance, mas narrado em terceira pessoa.
O título, Esaú e Jacó, faz referência a personagens bíblicos, também gêmeos, possuidores também de inimizades entre si.


Link para download: "Esaú e Jacó" Machado de Assis

4 comentários:

Marina disse...

Queria fazer um comentário mesmo para o blog e não para esse post específico, certo? Ok, estava eu estudando agorinha (estou no 4º ano de medicina) debruçada sobre o Harrison quando resolvi pesquisar algo que não estava entendendo bem aqui na internet. Como muitos sites não tem nossas respostas ou não são confiáveis, fui procurando e achei uma resposta satisfatória no seu blog de semiologia (inclusive era sobre a fisiopatologia do baqueteamento digital a minha dúvida). Mas a minha surpresa foi maior qdo achei esse blog encantador sobre literatura escrito pela mesma pessoa que escreve o de medicina e adorei. Sou uma leitora talvez não tão compulsiva, mas muito fã das palavras. Então queria perguntar mais sobre Virginia Woolf: não consigo achar esse livro "acerca de estar doente", é um livro mesmo ou um conto? Queria mto lê-lo na íntegra.
Não sei se já leram, mas sugiro: "A sombra do vento", principalmente se já estiveram em Barcelona, é fantástico. Estou lendo outro agora interessantíssimo: "A resistência" - Agnes Humbert. Vou me apaixonando aos poucos...
Muito obrigada pela ajuda. Vou consultar mais vezes esse site!! Agora volto ao meu estudo que abandonei no meio da literatura...

Mayhara disse...

Olá meninas
estou a procura do livro De profundis - Oscar Wilde. Tentie o link de vocês, mas não tem como abrir. por a caso vocês o tem em documento, poderiam me mandar por e-mail?


beijoss

Adriana Aquino disse...

Parabéns pelo blog.
Virei fã e visitarei mais vezes.
Também sou apaixonada pelas palavras e acredito no poder dos livros.
Muito obrigada a vocês por essa iniciativa inteligente.
Sucesso nesse trabalho admirável
Abraços

Adriana Aquino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.