domingo, 29 de agosto de 2010

"Ressurreição" - Machado de Assis

Félix, solteiro convicto de 36 anos, cujos romances têm prazo de seis meses duração, vê-se arrebatado de amores pela irmã viúva do amigo Viana, Lívia. O sentimento o surpreende, nascido da ânsia de uma nova aventura e, alimentado, transforma-se em algo que o faz pensar em enlace matrimonial, para surpresa da sociedade e dos amigos. A experiência de vida que o levou até ali, de casos amorosos fugazes, não prepararam seu espírito para a confiança suficiente que um relacionamento exigiria. Assim, o ciúme constante, o receio em assumir o romance publicamente, as dúvidas são constantes no pensamento de Félix.

O livro trata de amores, paixões, numa cadeia de gostar insano, culpas e ciúmes gerados pelo gostar de outrem sobre o objeto amado; retrato de uma sociedade perdida nos amores e desamores; mostra o romantismo da primeira fase de Machado de Assis, é o seu primeiro romance escrito. 

"Os meus amores são semestrais; duram mais que as rosas, duram duas estações. Para meu coração, um ano é uma eternidade. Não há ternura que dure mais de seis meses; ao cabo desse tempo, o amor prepara as malas e deixa o coração como um viajante deixa o hotel; entra depois o aborrecimento mau hóspede"

"Só mais tarde te convencerás de que viver não é obedecer às paixões, mas aborrecê-las ou sufocá-las"

"A confiança também se parece com a indiferença, e a indiferença é o pior de todos os males"

"Há quem diga que o primeiro amor nasce apenas da necessidade de amar"

"Podes ser feliz do mesmo modo que o queiras ser então; basta que te ame alguém. (...) Falta-me a primeira condição da paz interior: eu não creio na sinceridade dos outros"

Download do livro: Ressurreição - Machado de Assis

Nenhum comentário: