sábado, 13 de junho de 2009

"Para sempre ou nunca mais" - Raymond Chandler

Livro policial, tendo como protagonista Philip Marlowe, detetive particular, contratado para seguir Eleanor King (ou Betty Mayfield ou Sra. Kingsolving), onde não lhe foi revelado as razões de informar os passos ou destino da mesma.
Profissional resignado, cínico, irônico, Malowe envolve-se na missão que deveria ser investigativa, emaranhando-se na trama, buscando, depois de cumprir sua tarefa de informar o paradeiro de seu objeto de trabalho, voltando à cena para descobrir o que haveria de mistério e quem seria Eleanor King.
Assassinato do provável amante de Eleanor, personagens escusos de Esmeralda, cidade onde ela foi refugiar-se, outros investigadores que estavam a procura dela, são algumas dos mistérios do livro.
Romance policial de qualidade, curto, fácil leitura.

Passagens:

"O bom senso é como o jogador reserva que poderia ter feito a bola do jogo se estivesse no time. Mas ele nunca está. Ele assiste a tudo da arquibancada, uma garrafinha no bolso. O bom senso é um homenzinho num terno cinza, que jamais erra uma conta. Mas é sempre o dinheiro de outra pessoa que ele está contando"

"Muitas poucas coisas dão alegria a um homem de minha idade. Um beija-flor, o modo extraordinário como se abre um botão de estrelícia. Por que em certo ponto de seu florescimento o botão se volta para os ângulos corretos? (...)Que estranha divindade criou um mundo tão complicado quando poderia, presumivelmente, ter feito um tão simples? (...) Há sofrimentos demais no mundo, quase sempre de inocentes."


Nenhum comentário: